sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Vida longa às pérolas


Dizem que até mesmo ela, a Rainha Elizabeth II da Inglaterra procura não usar tão frequentemente suas jóias com pérolas para prolongar ao máximo a vida dessas maravilhas. No entanto as pérolas devem e podem ser usadas nas grandes ocasiões ou mesmo com alguma constância desde que limpas e guardadas da forma apropriada. E qual seria essa forma? Pois bem. Vamos lá. 

  • Utilizar somente os tecidos seda ou lã bem suave, que por sua maciez e por não deixarem resíduos são benéficos às pérolas. Ao contrário, por exemplo, do algodão, que contém acidez e solta fibras. 
  • Jamais guardar as pérolas acondicionadas em sacos plásticos. Essa substância ocasiona o ressecamento das pérolas que contém água entre seus componentes! 
  • O correto é cada vez após o uso de um colar, pulseira, brincos, broches, enfim qualquer jóia que tenha pérolas naturais (conhecidas como “verdadeiras”), passar sempre um paninho seco, feito de lã ou seda (vale repetir), para remover possíveis resquícios de ácido úrico (decorrente do suor humano), perfume ou outras substâncias que possam agredir sua beleza ou deteriorá-las. 
  • Em seguida, guardá-las em saquinhos sempre feitos de seda ou lãzinha. Dessa beleza e magia. 

Eu conheço ainda outro método perfeito para conservar as pérolas... Mas, por enquanto, é segredo da minha família!